Acesso ao Facebook

Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Poiares

Área Social


Ao  crescente  envelhecimento  demográfico  vem  correspondendo  uma  longevidade crescente,  que  traduz  uma  conquista  importante  da  humanidade.  Contudo,  à  maior longevidade alcançada nem sempre corresponde um nível de bem-estar e um grau de autonomia  que  possibilite  às  pessoas  mais  velhas  a  satisfação  das  necessidades fundamentais, sem apoios. As pessoas idosas, quando se encontram em situações que reclamam apoio, necessitam de respostas de qualidade.

 

Para tal, são diversos os SERVIÇOS que temos ao dispor dos Utentes, variando consoante a valência que frequentam.

 

ALOJAMENTO

Tomar a decisão de vir para o Lar é uma grande mudança na vida do Idoso, com ela vem a separação do meio familiar, obrigando o idoso a adaptar-se a um novo ambiente. É um ato de grande impacto emocional, que representa muitas vezes uma rutura em relação à vida e aos hábitos anteriores.

Por isso a Instituição, por forma a facilitar o processo de adaptação dos seus Utentes, permite que estes possam, dependendo das suas possibilidades, gostos e dimensão do quarto, personalizar o seu espaço atendendo aos seus hábitos.

O alojamento é feito em quartos individuais, duplos ou triplos, consoante as vagas existentes, os casais terão quarto próprio.

 

NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO

A alimentação é adequada e saudável, concedida em obediência rigorosa às prescrições do médico assistente e a regimes dietéticos preconizados, uma vez que tem um impacto importante sobre a saúde e o bem-estar dos Idosos.

O mapa das ementas é elaborado por uma nutricionista e afixado semanalmente em locais visíveis, para conhecimento dos Utentes e Significativos.

 

CUIDADOS DE HIGIENE E IMAGEM

A Instituição incentiva a auto-satisfação das necessidades dos Utentes, de forma a promover a independência e a autonomia individuais.

Sempre que o Utente esteja impossibilitado de realizar os cuidados de higiene pessoal por si próprio, serão as colaboradoras da Instituição a assegurar a prestação do serviço. 

A Instituição disponibiliza serviços de estética (cabeleireira/manicure/barbearia) como forma de tratar, cuidar e estimular os seus Utentes.

 

ASSISTÊNCIA MÉDICA, DE ENFERMAGEM E MEDICAMENTOS

A Instituição procura promover a educação para a saúde e a prevenção da doença e assegurar, de forma adequada, os cuidados médicos, de enfermagem e a assistência medicamentosa.

 

TRATAMENTO DE ROUPAS

A Instituição assegura todo o processo de tratamento de roupas: recolha, verificação e seleção, lavagem, secagem, reparação, engomagem e distribuição.

 

ACOMPANHAMENTO A CONSULTAS / EXAMES COMPLEMENTARES DE DIAGNÓSTICO

A Instituição responsabiliza-se pelo acompanhamento dos Utentes a consultas e/ou exames complementares de diagnóstico.
O acompanhamento é feito no transporte da Instituição, exceto quando a condição de saúde do Utente não permita, nesse caso o transporte será feito em ambulância.

 

ASSISTÊNCIA RELIGIOSA

A Instituição promove o respeito pelas diferenças religiosas dos Utentes no entanto, pelo fato dos nossos Utentes serem maioritariamente católicos, semanalmente é celebrada Missa na capela da Instituição.

 

APOIO PSICOSSOCIAL

A Instituição disponibiliza apoio psicossocial nas seguintes áreas:

a) Avaliação e intervenção psicológica, de forma a promover a auto-estima dos Utentes e proporcionar apoio emocional e psicológico;

b) Acompanhamento Social, de modo a apoiar todas as ações que promovam e garantam o acesso aos direitos, bens e serviços;

c) Apoio informativo e formativo, de modo a informar, orientar e formar o Utente / Significativos, no sentido de compreender e de se adaptar à nova situação e consequentes alterações.

 

APOIO NA AQUISIÇÃO DE BENS E SERVIÇOS

Os Utentes que pretendam deslocar-se ao exterior para aquisição de bens e serviços, poderão ser transportados nas viaturas da Instituição.

 

ATIVIDADES SOCIOCULTURAIS

Todos os Utentes podem beneficiar de atividades ocupacionais, culturais, sociais, lúdico-recreativas, desportivas, religiosas, quotidianas e de desenvolvimento pessoal,  sob a orientação da animadora sócio cultural.

A Instituição procura estimular a participação dos seus Utentes nas atividades propostas, envolvendo-os no planeamento e avaliação das mesmas.

O Plano de Atividades é elaborado anualmente, de acordo com os recursos da Instituição e das propostas da comunidade e afixado semanalmente, em locais visíveis para conhecimento dos Utentes/Significativos.