Sobre Nós
História
A Irmandade Nossa Senhora das Necessidades da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Poiares, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que teve início com a criação do Hospital da Beneficência Poiarense que foi entregue à Irmandade em 1908, altura em que foi cumprido o desejo dos seus fundadores em proceder ao tratamento de doentes no referido Hospital, mas dando sempre prioridade aos mais pobres.
Em 1962, iniciou-se a construção do primeiro Lar, para apenas 10 utentes, sendo que foi em 1977 que o mesmo passou para as instalações atuais, a Quinta das Camélias, cuja inauguração teve lugar em 1982.
Em 1994, foi criado o centro de Medicina Fisica e Reabilitação, aberto aos nossos utentes, bem como a todo o concelho.
Em 2005, colocou-se em prática mais um projeto desta instituição, que foi a abertura da Unidade de Saúde no antigo Hospital Beneficência Poiarense, atual Unidade de Cuidados Continuados Integrados.
Órgãos Sociais
Eleitos para o Quadriénio 2024-2027
Mesa Administrativa
PROVEDOR – Antonino Figueiredo Martins
VICE-PROVEDOR – Maria Helena Almeida Pedroso Henriques
SECRETÁRIO – Manuel António Gouveia Teixeira
TESOUREIRO – José Luís da Conceição Simões
VOGAL – Clara Isabel Almeida Madeira Matos de Carvalho (Dra.)
VOGAL – Joaquim Manuel Silva dos Reis
VOGAL – Paula Sofia Dias Carvalho Silva (Dra.)
SUPLENTE – Neize Isabel Ferreira de Moura Pinto de Morais
SUPLENTE – Anselmo Ramos Dias Gaspar
SUPLENTE – Maria Isabel Carvalho dos Santos
SUPLENTE – António Tomás Domingos
Conselho Fiscal
PRESIDENTE – Antonino Mário Henriques dos Santos (Dr.)
VICE-PRESIDENTE – António Esteves Pina Gil
SECRETÁRIO – Hugo Filipe Baptista dos Santos
SUPLENTE – Pedro Manuel Antunes Santos
SUPLENTE – Maria Isabel Coimbra Santos Carvalho
SUPLENTE – Maria Fernanda Martins Coimbra Rodrigues
Assembleia-Geral
PRESIDENTE – Manuel Lobo dos Santos
VICE-PRESIDENTE – Nuno Vasco dos Santos Lima Fernandes
SECRETÁRIO – Pedro Miguel Carvalho dos Santos
Do projeto inicial até aos dias de hoje mantém-se o desejo de ajudar quem mais necessita, sendo a principal missão desta Instituição prestar serviços de qualidade aos seus Utentes e Comunidade em geral, na área social e de saúde, assegurando o desenvolvimento profissional dos seus colaboradores.
Aprovado a 11 de Março de 2024
Neste sentido, pretende-se que a Instituição seja reconhecida pela excelência, no âmbito dos serviços prestados aos seus Utente e Comunidade em geral.
Aprovado a 11 de Março de 2024
- Ética Profissional e respeito pela pessoa e dignidade humana;
- Rigor e responsabilidade social;
- Igualdade de oportunidade e justiça social;
- Solidariedade;
- Prioridade aos mais vulneráveis;
- Honestidade;
- Criatividade e Inovação;
- Trabalho em equipa e transparência;
- Confidencialidade e privacidade;
- Qualidade.
Aprovado a 11 de Março de 2024
A Mesa Administrativa da Irmandade Nossa Senhora das Necessidades da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Poiares, assume o seu comprometimento em:
- Prestar serviços enquadrados na atividade da Instituição aos seus clientes e outras partes interessadas, promovendo a sua satisfação;
- Proporcionar formação aos colaboradores, de forma a assegurar a qualidade na prestação dos serviços;
- Investir na promoção e otimização dos seus recursos, garantindo a sustentabilidade da Instituição, com responsabilidade social;
- Cumprir os requisitos legais e estatutários aplicados à atividade prestada pela Instituição;
- Promover o seu Sistema de Gestão da Qualidade, envolvendo as partes interessadas no processo de melhoria contínua.
Aprovado a 11 de Março de 2024
Apresentação dos Espaços
É a resposta social destinada ao alojamento coletivo, para cidadãos Idosos, de ambos os sexos, de idade não inferior a 65 anos, com o objetivo principal de assegurar aos Utentes serviços permanentes e adequados, que permitam a satisfação das suas necessidades básicas diárias, promovendo a manutenção da sua autonomia e independência, em prol de um envelhecimento digno, ativo e saudável.
A UCCI tem como objetivo principal, contribuir para o processo ativo e contínuo de recuperação e manutenção global dos seus Utentes, prestando mais e melhores cuidados de saúde, em tempo útil, com humanidade e numa perspetiva de solidariedade social, de harmonia com o espírito tradicional constante do Compromisso da Misericórdia, sendo que para tal temos presente uma política de qualidade.
A Capela inicial de Nossa Senhora das Necessidades era tão antiga que a data da sua edificação perde-se encoberta pela poeira dos tempos. Muito pequena e em precário estado de conservação, de tal forma que não justificava a sua reparação, não satisfazendo também os anseios e os planos dos poiarenses que desejavam algo mais digno para a sua padroeira.
Neste seguimento, procedeu-se à construção da Capela que existe atualmente, ficando concluída em setembro de 1909. A sua construção deve-se ao bairrismo e à comprovada generosidade de um grupo de devotos poiarenses dando assim resposta aos desejos que vinham sendo expressos pelos crentes de Nossa Senhora das Necessidades.